Ocorreram nessa semana de forma presencial as negociações da “Campanha Salarial dos Metalúrgicos 2023” junto aos Sindicatos Patronais. O presidente do Sindicato, Manoel Souza, junto com o Secretário Geral, Jeferson Correia, estiveram junto com a direção da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e os demais Sindicatos filiados nas negociações.
As reuniões ocorreram na parte da manhã e a tarde. Terça feira, 12, houve as negociações com o Sindicato Patronal SIESCOMET e SINDRATAR, na quarta-Feira, 13, com o G.8.3 (SIMEFRE, SIAMFESP e SINAFER) como também o SIFESP e na quinta-feira, 14, a reunião foi com o SINIEM e SINDICEL.
A data-base dos metalúrgicos é 1º de setembro. Nos últimos 12 meses, a categoria acumulou 4,06% de perdas salariais com a inflação. O cálculo realizado pelo DIEESE leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no período de um ano, desde setembro de 2022.
Manoel Souza, comenta que a luta da Campanha Salarial 2023 é pela reposição integral da inflação e aumento real, além da manutenção e ampliação dos direitos contidos nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).