𝗗𝗜𝗥𝗘𝗧𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗗𝗢 𝗦𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔𝗧𝗢 𝗗𝗢𝗦 𝗠𝗘𝗧𝗔𝗟𝗨́𝗥𝗚𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗜𝗧𝗨 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗠 𝗔𝗦𝗦𝗜𝗡𝗔𝗧𝗨𝗥𝗔𝗦 𝗗𝗔𝗦 𝗖𝗢𝗡𝗩𝗘𝗡𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦 𝗖𝗢𝗟𝗘𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗧𝗥𝗔𝗕𝗔𝗟𝗛𝗢 𝗣𝗘𝗥𝗔𝗡𝗧𝗘 𝗢𝗦 𝗦𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔𝗧𝗢𝗦 𝗣𝗔𝗧𝗥𝗢𝗡𝗔𝗜𝗦
À Direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região e a FEM-CUT-SP, iniciaram as assinaturas das CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO após a conquista histórica de reajuste salarial com reposição integral do INPC mais aumento de ganho real sobre os salários, além da garantia de todas as cláusulas sociais para a categoria, RESPEITANDO-SE A DATA BASE DE 01 DE SETEMBRO. Trata-se de uma CAMPANHA SALARIAL 2024 HISTÓRICA, pois a mais de 23 anos, os Sindicatos ligados a FEM-CUT-SP não conseguiam resolver a Campanha Salarial em prol dos trabalhadores sem exceder o prazo de 01 de setembro, o que gerava incertezas e burocratizava todo o processo de reajuste de salários e incorporação de benefícios.
Após a reforma trabalhista, ocorrida em 2017, esse limbo jurídico ganhou proeminência, deixando a situação por demais agravada, vez que deixou de existir a questão da ultratividade das normas coletivas, que garantia efeitos jurídicos até que norma similar fosse resolvida entre as partes, deixando os trabalhadores sem valorização peculiar e proteção social sobre seus contratos de trabalho.
Até o momento já foram assinadas as CCTS com os seguintes grupos patronais;
– Grupo SINDICEL
– Grupo 03 – SINDIPEÇAS / SINDIFORJA / SINPA
– Grupo 8.3 – SIMEFRE / SIAMFESP / SINAFER
As assinaturas serão retomadas na próxima segunda-feira (09/09) com o SINDIMAQ e SINAEES, ao passo que devido as conversas avançadas com o SINDRATAR, SIESCOMET e SIFESP tais CCTs poderão ter suas assinaturas realizadas no decorrer da semana. Seguem as tratativas com o SINIEM e SICETEL para realização das convenções, vez que até o presente momento ainda não houveram avanços significativos que propiciem contemplar os interesses das categoria. Caso seja mantido o posicionamento desses Sindicatos Patronais, serão protocolados respectivos avisos de greve, partindo para lavratura de ACORDO COLETIVO DE TRABALHO diretamente com as empresas representadas por esses grupos.
O INPC (índice que mede a inflação anual) será divulgado dia 09/09/2024 pelo DIEESE, porém as projeções verificam que este valor pode ser de 4,06% podendo ter variação pouco significativa.
Pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, participaram das assinaturas das CCTS os dirigentes; MANOEL NERES, JEFERSON SANTOS e LEANDRO DUCA além da assessoria sindical representada pelo Sr. RÉGIS MARCO.
“𝗔 𝗧𝗢𝗗𝗢𝗦 𝗢𝗦 𝗧𝗥𝗔𝗕𝗔𝗟𝗛𝗔𝗗𝗢𝗥𝗘𝗦, 𝗣𝗔𝗥𝗔𝗕𝗘́𝗡𝗦 𝗣𝗘𝗟𝗔 𝗖𝗢𝗡𝗤𝗨𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗦𝗘𝗡𝗗𝗢 𝗖𝗘𝗥𝗧𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗔 𝗟𝗨𝗧𝗔 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗜𝗡𝗨𝗔!”