Nesta sexta-feira (23), os dirigentes do SM-ITU, Manoel Neres, Silas Rodrigo, Jeferson Correia, Leandro Duca, Ederclei Silva e Adeilton Santana, à partir de movimento organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Salto, estiveram em frente a empresa TMD Friction (COBREQ), junto com outros dirigentes sindicais da cidade de Sorocaba, São Carlos, ABC e Campinas, para prestar solidariedade à família do trabalhador, que, com mais de um década e meia na empresa, foi afastado por motivo de doença, e com estabilidade foi demitido de forma abrupta. O mesmo veio a óbito após a notícia de seu desligamento.
A presença da familiares do falecido, causou profunda comoção nos trabalhadores presentes.
As lideranças sindicais destacaram a falta de sensibilidade por parte da empresa ao tratar o caso reforçando a necessidade de ações mais humanitárias e respeitosas em relação aos trabalhadores, especialmente aqueles em situações vulneráveis.
O ocorrido serve como um alerta para a importância de se discutir e revisar as políticas de desligamento e apoio aos trabalhadores em condições de saúde fragilizadas.
A direção e os funcionários do SM-ITU expressaram sua profunda solidariedade à família do trabalhador falecido e reafirmaram o compromisso da entidade na defesa da vida e dos direitos dos trabalhadores.
Juntos seremos mais fortes!