Sábado dia 11, aconteceu na nossa Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, a primeira plenária para o 9º Congresso da FEM-CUT/SP – “Metalúrgicas e Metalúrgicos na Luta Pela Reconstrução dos Direitos, da Democracia e da Soberania Nacional” e teve como tema “Indústria, Emprego e Desenvolvimento”
Reuniu cerca de 80 metalúrgicos e metalúrgicas e foi transmitido pelo Facebook da Federação.
Na mesa de abertura, estiveram presentes os presidentes de alguns Sindicatos como do Sindicato de Itu, Manoel Souza, de Salto, Alexandro Ribeiro e de Sorocaba, Leandro Soares. Também esteve representando a CNM/CUT o Secretário de Formação, Renato Almeida, pela CUT/SP, o Secretário Geral, Daniel Calazans, além do Presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva. A condução da mesa foi da Secretária da Mulher, Ceres Ronquin, e do Secretário Geral, Max Pinho, da FEM-CUT/SP.
O presidente da Federação, Erick Silva, explicou que o objetivo destes eventos preparatórios para o congresso, é fomentar um plano de lutas para a Federação e construir um documento com os subsídios coletados nas plenárias e finalizado durante o Congresso que vai acontecer em abril.
Esteve presente também o Warley Soares, Economista do DIEESE, que apresentou dados elaborados pelo departamento que são um raio-x da indústria em São Paulo e no Brasil e defendeu que estamos em um momento histórico decisivo como também Aroaldo Silva, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e presidente da IndustriALL Brasil, alertou que apesar da eleição de Lula representar uma vitória política para a classe trabalhadora, não significa a detenção da estrutura do Estado.
Ficou definido a segunda plenária preparatória vai acontecer no dia 25 de fevereiro, no Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba com o tema “Negociação coletiva e contrarreforma”.