A Direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região está acompanhando de maneira próxima como estão ocorrendo os apoios às vítimas e familiares do acidente ocorrido na última sexta-feira (01/09) na empresa TEX-TARUGOS.
Nesta manhã de segunda-feira os dirigentes sindicais Jeferson Santos e Leandro Duca se reuniram com o Prefeito da Cidade de Cabreúva, Sr. Antônio Carlos Mangini e com o Secretário de Gabinete, Sr. Luciano Barbosa, buscando informações sobre o atual estado das vítimas e seus familiares.
Percebemos que de fato, desde as primeiras horas pós notificação do acidente, a Prefeitura de Cabreúva, desempenhou um trabalho hercúleo não só de seu aparato técnico-funcional, mas também quanto a movimentação dos entes municipais vizinhos e do governo estadual para apoio as vítimas. Participaram dos trabalhos de socorro, profissionais das mais diversas áreas; Corpo de Bombeiros, SAE, SAMU, Brigadas de incêndio, Guarda Municipal, Defesa Civil e Grupamento Àguia da PM, além dos profissionais das UBS do município.
O Prefeito Mangini deslocou todo seu secretariado municipal para tratativas pontuais do acidente ocorrido na empresa, tendo o final de semana sido marcado por ações diversas de apoio as vítimas.
Por conta dos inúmeros casos de alta complexidade, as vítimas foram socorridas à Hospitais da Região e para centros de atendimento afastados como é o caso do Hospital das Clínicas da UNICAMP e Hospital estadual de Sumaré. Números oficiais da Prefeitura dão conta de 3 falecimentos ocorridos (sendo 2 na sexta-feira e 1 nesta manhã de Segunda-Feira).
O Secretário Municipal Luciano, salienta que está sendo fornecido apoio as vítimas, como transporte dos parentes até os hospitais, custeio de passagens para familiares e algumas vítimas para seus respectivos estados de origem (vez que grande parte dos trabalhadores não eram naturais de SP) bem como em caso de falecimento o translado será custeado pela Prefeitura caso a família assim opte. Também serão fornecidas cestas básicas e apoio psicológico integral a todos os envolvidos.
O Responsável pelo executivo municipal aduziu que está aberto ao diálogo com o Sindicato e com os órgãos de apoio que deveras estão empenhados em confortar e auxiliar as vítimas e seus parentes.
Paralelo a essa reunião, também fora efetuada por esta Direção Sindical, visita a casa de funcionários da empresa TEX-TARUGOS, os quais afirmaram que provavelmente o incidente tenha ocorrido no forno utilizado para o derretimento do alumínio reciclado, porém desconhecem como isso ocorrera. Abalados preferiram não se estender no assunto e disseram estar precisando de apoio também quanto as suas questões salariais.
O Presidente do Sindicato Manoel Neres efetuou contato com o Supervisor da Gerência Regional do Trabalho – Região de Sorocaba – Dr. José Urubatan Carvalho Vieira, o qual afirmou que serão disponibilizados valores do seguro desemprego e FGTS aos trabalhadores e suas famílias, nesse período de incertezas, buscando subsistência familiar.
Sem prejuízo de esforços também efetuamos contato com o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da regional em Indaiatuba, ao que sua direção prontamente se colocou a inteira disposição dos trabalhadores a partir desta Entidade Sindical.
Um Inquérito Policial fora instaurado a partir da Delegacia de Polícia da cidade de Cabreúva, sendo que os depoimentos dos responsáveis pelo setor de Engenharia e Segurança do Trabalho começaram a serem colhidos nesta segunda-feira. O local dos fatos fora submetido à perícia técnico-legal, sendo que seu laudo sairá nos próximos dias. A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato estará atenta a condução do feito inquisitório para apontamentos das causas do acidente.
Os Sindicatos dos Metalúrgicos que pertencem a Federação dos Metalúrgicos da CUT-SP, demonstraram solidariedade aos trabalhadores vitimados e suas famílias colocando-se à disposição para o auxílio necessário.
O SM-Itu, através de sua direção, se coloca a inteira disposição das vítimas e seus familiares para os auxílios que lhes forem necessários.