Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas, de Materiais Elétricos e Eletrônicos, Siderúrgicos, Fundidos, Automobilísticas, Autopeças e Aeroespacial de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva
A plenária estatutária está prevista no estatuto da FEM-CUT/SP e tem como objetivo avaliar o plano de lutas e as deliberações do 9º Congresso da entidade, que aconteceu em 2023. Além disso, os participantes debatem as conjunturas políticas e econômicas para encaminhar as ações para os próximos dois anos de trabalho.
Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP, destaca que a plenária tem um papel fundamental na organização da luta sindical. “É um momento muito importante de debate, de aprendizado e de encaminhamentos. Avaliamos como a luta tem sido feita, seguindo as diretrizes do último congresso, e temos a oportunidade de fazer os ajustes necessários, de acordo com a realidade atual. Isso é fundamental para seguirmos trazendo conquistas para a categoria metalúrgicas e para estarmos organizados para lutar por uma sociedade mais justa.”
Junto dos sindicatos filiados, a direção da FEM-CUT/SP realizou pré-plenárias, que tiveram como objetivos definir os temas que serão levados para a plenária, como
explica Max Pinho, secretário-geral da entidade.
“Tivemos diversos encontros nos quais levantamos importantes pautas, com palestras para entender a conjuntura atual e conhecer dados atualizados da economia e da nossa categoria. Tudo isso serviu para afinarmos os temas que se farão presentes na plenária e vão garantir os encaminhamentos para que a luta seja organizada e traga resultados efetivos para os trabalhadores e trabalhadoras”.
Os sindicatos filiados à FEM-CUT/SP já definiram os delegados e delegadas que participarão dos debates e poderão votar nas resoluções finais da plenária. O encontro também terá a participação de observadores, que terão direito a opinar nas discussões que serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de maio.
Estarão presentes na Plenária Estatutária, os Trabalhadores Metalúrgicos e Dirigentes Sindicais do SM-ITU.