Sindicato dos Trabalhadores nas Indútrias e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas, de Materiais Elétricos e Eletrônicos, Siderúrgicos, Fundidos, Automobilísticas, Autopeças e Aeroespacial de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas de material Elétricos, Eletro-Eletrônicos, Siderurgicas, Fundidos Automobilisticas, Autopeças e Aeroepacial de Itú, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva
Fundado no ano de 1950, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região sempre esteve presente em diversas lutas, dentre elas se destacam a participação na fundação CUT - Central Única dos Trabalhadores, da FEM - CUT/SP (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP) e da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos).
Segue um pouco da nossa história:
1950
Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itu.
1955
- No início dos anos oitenta, o Brasil vivia o final do Regime Militar.
- O processo de Redemocratização estava acontecendo, mas mesmo assim, o movimento Sindical ainda era duramente Perseguido e Reprimido.
- Muitos Companheiros e Companheiras foram presos e torturados por pertencer ao movimento Sindical, contudo, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itú e Região não se intimidou continou na luta e participou ativamente dos Trabalhos que resultaram na Fundação Cut.
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itu.
1959
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Material Elétricos de Itú e Salto.
1990
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Itú ,Porto Feliz , Boituva e Cabreúva.
1993
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Material Elétricos, Eletro-Eletrônicos, Fundidos e Afins de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva.
2013
Metalúrgicos (as) esta é sua casa, não se intimide com as pressões, aqui somos todos iguais e lutamos por um único objetivo, preservar, ampliar, e defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
O sindicato é mais que um companheiro, é amigo para todas as horas.
NÃO FIQUE SÓ, FIQUE SÓCIO.